Páginas

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Volkswagen Polo GTI 2011 - Análise


O Polo GTI está de volta, usa as mesmas mecânicas o Seat Ibiza Cupra e Skoda Fabia RS, ou seja, usa um motor de 4 cilindros e 1.4 litros de capacidade produzindo 180cv às 6200rpm e 250nm de binário às 2000rpm, esta potência vem através do uso de um turbo e um compressor que trabalham com grande suavidade. A caixa de velocidades disponível é a DSG de 7 velocidades.


As diferenças exteriores entre um Polo e um Polo GTI são discretas, o Polo GTI é 15mm mais baixo, rodas de 17" com pneus de perfil 45, o difusor traseiro e as duas ponteiras.




No interior as diferenças são um volante mais desportivo e mais grosso, e bancos em tecido inspirados nos Golf GTI. O interior continua com classe e muito bem construído, está uns pontos acima do interior do Seat Ibiza ou Fabia. Ergonómicamente perfeito, cabine bem isolada de ruídos.



Apesar de um rebaixamento e uso de uma suspensão mais dura e pneu com perfil mais baixo, e apesar de mais duro em relação ao modelo normal, este Polo GTI é confortável, é menos seco a amortecer que o Seat Ibiza Cupra.



Nas curvas é bastante seguro, estável, o chassis, diferencial electrónico e pneus geram bastante aderência para fazer curvas boas velocidades, trava bem com um pedal bastante modulável, mas face a um Renault Clio RS não é divertido, é demasiado refinado para um carro deste tamanho e a direcção apesar de directa, não envia informações ao condutor, sobre a estrada.


Partilhando o mesmo motor que o Seat Ibiza Cupra, e com 1270kg leva 6,9 segundos dos 0-100km/h e continua até à sua velocidade de 229km/h.


Não é um mau carro, mas não é o ideal para quem quer estar envolvido na condução, e a escolha da DSG torna as coisas ainda menos interessantes neste segmento. É uma optima para quem quer uma forma de circular rapidamente, sem ter que se preocupar com grandes consumos, enquanto se está confortável.




Pontos positivos: 
  • Rápido
  • Mais confortável que a concorrência
  • Estável
  • Seguro
  • Bem construído
  • Discreto
  • Refinado
  • É mais barato que o Ibiza Cupra
  • Versão de 5 portas disponível

Pontos negativos:
  • Não é carro para quem quer estar envolvido na condução
  • Refinado demais para alguns

0 comentários:

Enviar um comentário