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sábado, 25 de fevereiro de 2012

Audi A5 3.0 Quattro TDI 2008 - Análise


A Audi teve muito trabalho para criar com este A5 um carro que seja realmente capaz de combater as vendas do BMW Série 3 Coupé.


A posição do motor e eixos foram revistos para melhorar a qualidade de conforto a bordo, assim como o aumento de distância entre eixos, aumentando a forma como este A5 faz as curvas em relação ao A4, a suspensão é constituída por 5 braços oferecendo melhor controlo e a direcção foi redesenhada para melhorar resposta e sensibilidade.


Mas primeiro, o aspecto do Audi A5, "fala" charme, classe, presença e requinte, é mais bonito que o Série 3 Coupé, tanto no exterior como no interior, onde sendo um Audi está muito bem construído. É um carro com bastante espaço na frente, na traseira é também agradável, até em viagens mais longas. Voltamos à frente, onde é tudo bastante simples de usar, os controlos são bastante intuitivos depois dos primeiros km's, o ecrã embutido no topo do tablier é fácil de ler, basicamente é um sitio bastante agradável de se estar.




Em andamento o A5 3,0 TDI é bastante refinado, e é bastante confortável seja qual for o tipo de estrada em que está, tanto graças aos bancos, como ao aumento da distância entre eixos e o excelente trabalho feito na suspensão e chassis, sendo que a única coisa que desperta a nossa atenção é o barulho feito pelos pneus de 255 a rolarem.



O V6 TDI de 240 cavalos para um motor diesel é bastante refinado, só em acelerações mas brutas é que envia poucas vibrações. Em baixas rotações (1500rpm) este V6 "falta-lhe" potência, mas assim que os turbos despertam é rápido, fica para trás do 335d, mas fazendo 0-100km/h em 6,4 segundos e velocidade máxima limitada aos 250km/h não é exactamente lento.



Nas curvas o A5 é um carro mais neutro e mais seguro que o A4 em que é baseado, a frente é mais leve, de uma boa forma, é também bastante ágil para um carro de 4,6m.



Mas face a um BMW Série 3, não é tão envolvente na condução, o sistema de tracção às 4 rodas, tornam a direcção apesar de directa e estável, não mostra aquela sensibilidade e reacção que o Série 3 envia ao condutor. E tendo uma configuração de suspensão e chassis mais virado para o conforto, nas curvas a carroçaria do A5 inclina-se mais que o Série 3.



Para quem se queixa da rigidez da configuração do Série 3, este A5 é perfeito, é quase tão rápido como o rival, mas bastante mais agradável e na nossa opinião tem mais presença.


Pontos positivos:

  • Desenho bonito
  • Presença
  • Confortável
  • Estável
  • Bem construído
  • Curva bastante bem
  • Rápido
  • Espaçoso para um coupé de 3 portas

Pontos negativos:
  • Não é tão envolvente ou tão rápido como um BMW 335d
  • Turbos demoram a acordar

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