Páginas

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Volkswagen up 2013 - Análise


Depois do Lupo ser esquecido e aparecerem o Fiat 500, Mini , Toyota iQ e entre outros, a Volkswagen decidiu que estava na altura de perder presença neste mercado, e decidiu então criar este pequeno Volkswagen up!.

Tem 3,5m, oferece mais espaço que o Mini e Fiat 500, graças à posição das rodas na carroçaria.


O interior é bastante simples e chique. Os bancos são confortáveis, temos um monitor com GPS (opcional) que mostra as funções de rádio, economia, etc
Equipamento de série no modelo base, take up!, inclui abs, diversos airbags, banco do condutor com regulação em altura, controlos de ajuda à condução, e um rádio. O ar condicionado manual está disponível a partir da versão move up!


Motores disponíveis existe só um gasolina 3 cilindros de 1 litro, que varia entre 60cv e 75cv, que são enviados através da caixa automática de 5 velocidades (evitar a automática a todo o custo) para as rodas da frente.
O motor de 75cv leva os 854 quilos do up dos 0-100km/h em 13,2 e a uma velocidade máxima de 171km/h.


Em cidade o motor é suficiente, mas fazer ultrapassagens apertadas é de evitar, o motor produz binário suficiente para ser relativamente fácil de manter a velocidade em autoestrada, sem ter recorrer à caixa de velocidades nas súbidas menos ingremes.


A caixa de velocidades é fácil de usar, mas por vezes é pouco precisa.

O conforto a bordo é de espantar, já que todos os fabricantes tendem em preferir que os seus carros curvem como karts, mas esquecem o conforto a bordo, e é aqui que este up! brilha, apesar de ter uma distância entre eixos curta, consegue absorver bastante bem, sofrendo mais em estradas com muitos buracos seguidos.


Nas curvas a carroçaria inclinasse, não dando tanta confiança para entrar nas curvas a velocidades como a concorrência


A direcção está configurada para ser usada em cidade, portanto é bastante leve, assim como os pedais, fora da cidade é estável, mas não dá qualquer noção do estado da estrada, tal como a grande parte dos Volkswagen actuais.


A cabine está bem isolada para um carro tão pequeno e em andamento a sensação que nos dá é que é um carro muito maior, sendo que a velocidades de autoestrada a única coisa que incomoda é o motor de 3 cilindros.


Não é tão divertido como um Fiat 500, ou Mini, nem tão bonito ou carismático, mas é mais prático e muito mais barato.


A Volkswagen up! começa nos 10700€ para a verão base com 60cv, e vai até aos 14400€ para o white up! com 75cv.



Pontos positivos:

  • Mais confortável, espaçoso e silêncioso que a concorrência
  • Exterior e interior simples, no entanto chique


Pontos negativos:

  • A escolha de motores não vai agradar a todos
  • Não é tão divertido como poderia ser



0 comentários:

Enviar um comentário