Ao volante deste Porsche Panamera Turbo, percebemos o trabalho e dedicação que a Porsche teve para criar um carro capaz de ser tão confortável como um Mercedes-Benz Classe S, mas ao mesmo tempo dar as mesmas emoções que um Porsche 911.
Seja lá o que estiver na nossa frente o Panamera Turbo simples passa sem qualquer sinais de "suor". Equipado com um V8 TwinTurbo de 4,4 litros com 500 cavalos às 6000rpm e 700nm de binário às 2250rpm, demora 4 segundos dos 0-100km/h e vai lançado até uma velocidade máxima de 303km/h.
Para um carro de 2 toneladas é simplesmente fantástico, nem mesmo alguns Ferrari conseguem tirar esta máquina de 4 portas e 4 lugares do seu espelho.
Nas curvas o seu peso e tamanho afecta a forma como as faz, mostrando um pouco de sub-viragem quando fazemos as entradas nas curvas mais rápidas, mas a não ser que o estejamos a comparar com o 911, graças em grande parte à direcção precisa e directa, quando o conduzimos parece-nos mais pequeno que o tamanho real e é também bastante ágil nas mudanças de direcção, até nas mais violentas. Mas a suspensão a ar é também uma grande ajuda nesta agilidade, deixando o Panamera Turbo literalmente nivelado.
Os travões em cerâmica fazem um excelente trabalho em abrandar estas 2 toneladas de Porsche. Quando frios requerem alguma habituação na quantidade de força necessária, isto se não quisermos andar à cabeça com o volante, sim são assim tão violentos.
A grande velocidades este Porsche é incrivelmente estável e não mostra qualquer drama. A cabine está bem isolada, ruídos aerodinâmicos são nulos.
O Panamera Turbo tem instalado a caixa PDK de 7 velocidades, que em estrada aberta funciona na perfeição, mas em cidade não é das experiências mais agradáveis a se ter, especialmente em estacionamentos em que não oferece a capacidade de rolar de uma caixa automática.
O interior do Panamera Turbo não tem concorrente na classe, a consola central elevada, com o selector da caixa de velocidades, os controlos bem organizados, a madeira usada no tablier, a pele macia e com a textura lisa tornam qualquer viagem neste Porsche um relaxo. Dá-nos a ideia que estamos num 911
Os bancos que são confortáveis e dão bastante apoio, apesar de mais pequenos que os dos rivais Classe S, têm inúmeros ajustes lombares, bem como apoio para coxas, ventilação e aquecimento em todos os 4 lugares.
Os lugares traseiros são também bons, o espaço só para dois passageiros está ao nível das grandes berlinas, e sendo dois bancos individuais, a quantidade de ajustes nos mesmos está perto dos da frente.
Comprar um Panamera Turbo, não é nada fácil, muito devido aos extras, que se forem todos seleccionados equivalem a 60000€ ou mais, dependendo do nível de exclusividade desejada.
Mas não vai ser o preço a limitar as vendas de Porsche Panamera Turbo, é um carro muito bom, oferece a potência e rapidez de superdesportivos de renome e o conforto de grandes berlinas.
Pontos positivos:
- Extremamente rápido
- Confortável ao nível de um Mercedes-Benz Classe S
- Estável, directo, ágil, seja em curvas ou rectas
- Espaçoso para um Porsche
- Equipamento disponivel
Pontos negativos:
- Conduzir em cidade: demasiado grande
- Visibilidade traseira
- Preço
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