Páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Skoda Citigo 1.0 2012 - Análise


Sendo praticamente o mesmo carro que o Volkswagen up! e Seat Mii, ambos partilham toda a mecanica, desde chassis, motores, caixa de velocidades, direcção, a única forma de os distinguir é através do emblema da marca e o aspecto dos painéis exteriores.


Motores disponíveis é um 3 cilindros de 1,0 litro com duas versões, uma de 60 cavalos e outra de 75 cavalos.


Usamos o motor de 75 cavalos e tal como no Volkswagen up! em cidade é suficiente, mas ganhar velocidade rapidamente com estes motores pequenos demora tempo, assim como as ultrapassagens que devem ser muito bem calculadas.


A caixa de velocidades tem exactamente a mesma sensação, sendo que perde em passagens de caixa mais rápidas. A direcção apesar de sem vida, é leve e directa.



Conduzir este Skoda Citigo em estradas mais degradadas, não é tão para um carro de distância entre eixos tão curta, e os amortecedores fazem um bom trabalho em eliminar pequenas obstáculos na estrada, sendo que não é bom em ondulações maiores, onde existe algum movimento vertical do Citigo, mas como disse para um carro deste tamanho é de admirar.


Em estrada fora da cidade é um carro bastante ágil e para o seu peso inferior a 1000kg é bastante estável tanto nas curvas como em rectas. Nas curvas a sub-viragem está bastante controlada pelo chassis. Sendo que o que torna este Citigo menos divertido é o motor com pouco binário.


A travagem está a cargo de travões de disco ventilados na frente e tambores atrás, oferecendo boa potência de travagem, sendo ao mesmo tempo bastante modulavel.


Na autoestrada, ou qualquer outro tipo de estrada, a cabine do Skoda Citigo é bastante civilizada e bem isolado, sendo que só a velocidades de autoestrada é que o motor de 3 cilindros se faz ouvir.

0 comentários:

Enviar um comentário