Equipamento de série nas versões highline é bastante comum, ar condicionado, rádio, cruise control, botões no volante para controlo do rádio, sistema de som é suficiente, limpa parabrisas automáticos. Os bancos além dos ajustes de comprimento e inclinação das costas, têm ajuste de altura do assento nos dois bancos da frente, são também confortáveis e oferecem um apoio generoso em curva.
O Volkswagen Polo é um carro com um desenho bastante simples de uma ponta à outra, passando despercebido seja onde quer que vá.
Conduzir o Volkswagen Polo é extremamente fácil, a direcção é leve, a caixa de velocidades de 5 velocidades é leve, mas precisa o suficiente, no momento de travar temos discos à frente ventilados e tambores atrás que oferecem potência suficiente para este Polo sem mostrar fatiga e fáceis de modular na travagem. É também bastante confortável e ruídos aerodinâmicos são bastante reduzidos para um carro deste segmento, a visibilidade é também muito boa, tanto para trás como nos ângulos mortos.
O Volkswagen Polo não é um carro rápido para os 90cv no motor diesel 1.6TDI e 230nm de binário às 1500rpm fazendo 0-100km/h em 11,5 segundos e uma velocidade máxima de 180km/h, em cidade pode ser suficiente, mas é um motor com um trabalhar bastante agressiva nas vibrações e ruídos e sempre que queremos aumentar a velocidade mais rapidamente, o motor soa como se estivesse a altas rotações. Em estrada aberta e auto estrada é um motor que consegue manter bem a velocidade sem se sentir esforçado, ultrapassagens têm que ser bem calculadas.
Mas em contra-partida é um motor bastante económico, no nosso teste, com cidade, pára-arranca e muita estrada aberta, fez uma média de 5litros a cada 100km.
Se quiser um motor mais refinado irá que ir para os gasolina, existe um 1.4 de 85 e 1.2 de 105cv e pessoalmente era este último para o qual iríamos, e não consume muito mais que o 1.6TDI aqui testado.
Nas curvas é seguro, mas não mais do que isso, a direcção não tem qualquer vida, o motor diesel, faz o Polo sentir-se pesado na frente e criar sub-viragem quando chega a uma curva mais apertada. Se quer estar mais envolvido aconselhamos o Ford Fiesta, ou o Seat Ibiza
Neste modelo 1.6 TDI é possível também escolher a caixa DSG, que nós tanto gostamos e como tem mais duas relações é possível descer ainda mais o consumo.
O preço sendo um Volkswagen é mais caro que a concorrência em cerca de 2000€, mas se o que quer é um carro seguro e confortável, esses 2000€ de diferença podem... Fazer a diferença.
Pontos positivos:
- Seguro
- Confortável
- Prático
- Espaçoso
- Fácil de conduzir
- Possibilidade da DSG
Pontos negativos:
- Condução nada envolvente
- Direcção sem vida
- É mais caro que a concorrência
- Motores diesel pouco refinados para uma cabine tão refinada
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