Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Volkswagen Polo 1.6 TDI Highline 2010 - Análise

Este "novo" Volkswagen Polo é na realidade um Volkswagen Golf-mini. E as provas disso estão no interior, simples, muito bem construído, com materiais agradáveis ao toque nas áreas onde realmente interessa, ergonómico, espaçoso para a classe, aliás é o mais espaçoso entre o Ford Fiesta, ou Seat Ibiza, perde para estes dois na bagageira, mas não é limitativo, cabendo ainda montes de tralha na bagageira que são fáceis tanto de colocar como remover.

Equipamento de série nas versões highline é bastante comum, ar condicionado, rádio, cruise control, botões no volante para controlo do rádio, sistema de som é suficiente, limpa parabrisas automáticos. Os bancos além dos ajustes de comprimento e inclinação das costas, têm ajuste de altura do assento nos dois bancos da frente, são também confortáveis e oferecem um apoio generoso em curva.

O Volkswagen Polo é um carro com um desenho bastante simples de uma ponta à outra, passando despercebido seja onde quer que vá.

Conduzir o Volkswagen Polo é extremamente fácil, a direcção é leve, a caixa de velocidades de 5 velocidades é leve, mas precisa o suficiente, no momento de travar temos discos à frente ventilados e tambores atrás que oferecem potência suficiente para este Polo sem mostrar fatiga e fáceis de modular na travagem. É também bastante confortável e ruídos aerodinâmicos são bastante reduzidos para um carro deste segmento, a visibilidade é também muito boa, tanto para trás como nos ângulos mortos.

O Volkswagen Polo não é um carro rápido para os 90cv no motor diesel 1.6TDI e 230nm de binário às 1500rpm fazendo 0-100km/h em 11,5 segundos e uma velocidade máxima de 180km/h, em cidade pode ser suficiente, mas é um motor com um trabalhar bastante agressiva nas vibrações e ruídos e sempre que queremos aumentar a velocidade mais rapidamente, o motor soa como se estivesse a altas rotações. Em estrada aberta e auto estrada é um motor que consegue manter bem a velocidade sem se sentir esforçado, ultrapassagens têm que ser bem calculadas.

Mas em contra-partida é um motor bastante económico, no nosso teste, com cidade, pára-arranca e muita estrada aberta, fez uma média de 5litros a cada 100km.

Se quiser um motor mais refinado irá que ir para os gasolina, existe um 1.4 de 85 e 1.2 de 105cv e pessoalmente era este último para o qual iríamos, e não consume muito mais que o 1.6TDI aqui testado.

Nas curvas é seguro, mas não mais do que isso, a direcção não tem qualquer vida, o motor diesel, faz o Polo sentir-se pesado na frente e criar sub-viragem quando chega a uma curva mais apertada. Se quer estar mais envolvido aconselhamos o Ford Fiesta, ou o Seat Ibiza

Neste modelo 1.6 TDI é possível também escolher a caixa DSG, que nós tanto gostamos e como tem mais duas relações é possível descer ainda mais o consumo.

O preço sendo um Volkswagen é mais caro que a concorrência em cerca de 2000€, mas se o que quer é um carro seguro e confortável, esses 2000€ de diferença podem... Fazer a diferença.

Pontos positivos:

  • Seguro
  • Confortável
  • Prático
  • Espaçoso
  • Fácil de conduzir
  • Possibilidade da DSG
Pontos negativos:
  • Condução nada envolvente
  • Direcção sem vida
  • É mais caro que a concorrência
  • Motores diesel pouco refinados para uma cabine tão refinada

0 comentários:

Enviar um comentário