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terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ford Focus 1.6i Ecoboost 180 2011 - Análise

Desde a primeira geração que o Ford Focus tem batido a concorrência em quase todos os aspectos, e este novo Ford Focus não é excepção, apesar de estar adaptado às necessidades actuais dos compradores.

Debaixo do capô está um motor 4 cilindros turbo de 1.6 litros de capacidade, capaz de produzir 180cv e 240nm de binário às 1600rpm sendo o suficiente para fazer os 0-100km/h em 7,9 segundos e velocidade máxima de 222km/h, sendo no entanto bastante económico, com a nossa condução fizemos uma média de 7 litros, o que num motor a gasolina é bastante bom.

Ao ligarmos o motor, somos "inundados" com nada, o motor não produz qualquer vibração ou ruído para o interior, talvez seja do isolamento, talvez seja do motor bastante refinado, o que interessa é que neste carro a sensação que temos é que estamos num Mercedes Classe E com um motor a gasolina. E não é só parado que este Ford Focus brilha, em andamento é preciso de acelerar até às 3500rpm para começarmos a ouvir o motor. Quando arrancamos, e ganhamos alguma velocidade, a suspensão é bastante confortável, a direcção é leve, a caixa de seis velocidades manual é fácil de trocar de velocidades, sendo idealmente leve e precisa.

Começamos a usar mais a potência do motor Ecoboost do Ford Focus e nas curvas este novo modelo é um espectáculo, a carroçaria não sofre qualquer inclinação, a suspensão continua a fazer um trabalho perfeito, mesmo quando temos que corrigir a trajectória com a ajuda da direcção quase perfeita nos dias de hoje sendo artificial só nos primeiros milímetros ao centro, a aderência fornecida pelo chassis e pneus é bastante para um tracção frontal (estamos a dizer isto numa boa maneira) devido ao diferencial electrónico que trava a roda de dentro da curva, e não o notamos a trabalhar.

Numa condução mais relaxada não existe praticamente ruídos aerodinâmicos ou dos pneus, todos os passageiros sentam-se em bancos dos mais confortáveis na classe, o banco do condutor e passageiro possuem inúmeros ajustes para qualquer um que se sente neles.

O interior é bastante moderno e ergonómico, ainda não à muitos anos só a gama do Mondeo para cima é que tinha interiores como este. O espaço tanto atrás como na frente é muito bom, sendo que os passageiros atrás não podem ser muito altos devido à inclinação do tejadilho, a bagageira é das maiores na classe sendo batido pelo Opel Astra por uns míseros litros. Tudo tem um ar e toque de que vai durar muitos anos para começarmos a ouvir ruídos parasitas.

O nosso modelo tem o topo do tablier revestido em pele e aumenta ainda mais o requinte do Ford Focus. No equipamento temos de tudo e mais alguma coisa, desde cruise control activo, bluetooth, GPS, bancos aquecidos, faróis de bi-xénon que acompanham o grau da curva, assistente de estacionamento, assistente de ângulo morto, assistente de baixa velocidade até 30km/h que trava o carro se se sentir muito perto do carro da frente e nós não agimos, enfim tudo o que pode estar num BMW Série 5, está também neste Ford Focus.

Pontos positivos:

  • Divertido o suficiente
  • Isolamento sonoro
  • Confortável
  • Motores económicos
  • Fácil de conduzir
  • A quantidade de extras disponíveis
  • Preço; mesmo recheado de extras não passa dos 38000€
Pontos negativos:
  • Espaço na traseira devido ao tejadilho baixo
  • A direcção e conforto e aspecto exterior pode não agradar a muitos

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