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quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Ford Fiesta 1.25 Titanium 2008 - Análise


O Ford Fiesta já vende à literalmente décadas, e este novo modelo é um enorme sucesso de vendas

O exterior do Fiesta de 2008 é bastante futurista e destaca-se muito mais que a concorrência, tal como o interior que pela primeira vez consegue fazer competição à concorrência com uma boa construção, mas ainda não é perfeito, mostrando alguns plásticos soltos junto à caixa de velocidades e divisor da bagageira.

Apesar disso o interior foi muito bem desenho, os instrumentos são limpos de qualquer excesso, e fáceis de ler, tanto de dia como de noite, o volante tem o tamanho ideal, a coluna de direcção tem imensos ajustes possíveis tanto em altura como em profundidade. A posição do condutor é perfeita, e adequa-se a qualquer condutor. Os pedais têm o peso e resistência ideal tanto para andar em cidade, como para andar na autoestrada.

A consola central foi desenho com o teclado dos telemóveis em mente, dividido em teclado numérico, funções do computador e controlos do rádio. A baixo temos o ar condicionado. Tudo pode ser controlado pela função de voz que reconhece bem as nossas palavras.

Equipamento no Fiesta Titanium temos vidros eléctricos à frente, atrás os eléctricos são extra, espelhos eléctricos, botões no volante, porta e pouco mais.
Sensores de estacionamento, cruise control, espelhos rebativeis, botão de ignição, entrada sem chaves, alarme, alguns airbags, são tudo extras, mas o preço destes extras não exagerado, chegando no máximo aos 3000€.

O espaço na frente para ocupantes é bem boa, e fica equiparado ao Volkswagen Polo. Nos bancos de trás, para pessoas com mais de 1,80 fica apertado devido ao tejadilho baixo e pouco espaço para pernas, mas é possível fazer viagens de alguma distância se ser desconfortável.

A bagageira não é má, é fácil de colocar e retirar objectos, mas existem carros neste segmento com mais capacidade, tal como o Citroen C3 e Seat Ibiza.

A visibilidade traseira fica alguma limitada devido à bagageira alta.

O Ford Fiesta é bastante fácil de conduzir, graças à sua direcção leve, mas agradável de usar, a caixa de velocidades de 5 velocidades é leve e directa, a suspensão amortece bastante bem os buracos da estrada, sendo mais confortável que alguns veículos do segmento acima, sem prejudicar o comportamento em curva, aliás é dos do segmento o mais divertido de conduzir, estando ao lado o Seat Ibiza, é bastante ágil e neutro nas curvas feitas mais agressivas. Em rectas o Fiesta é estável e a direcção não reage tanto a pequenos imperfeições na estrada.

O pequeno motor 1.25 litros de 4 cilindros a gasolina com 82cv e 114nm de binário às 4200rpm pode parecer pouco, mas este motor surpreende, pois acelera de forma suave e rapidamente, fazendo os 0-100km/h em 13,3 segundos, mas para nós parecenos mais rápido e uma velocidade máxima de 168km/h que é suficiente para o Fiesta. Sendo no entanto económico, gastando uma média de 7 litros por cada 100km.

Para um 1.25 é refinado o suficiente para não arruinar a serenidade vivida a bordo, não enviando ruídos ou vibrações para a cabine bem isolado do exterior, seja a velocidades de autoestrada, ou mesmo parado.

Em autoestrada este Fiesta em conjunto com este motor tem potência para se manter na via da esquerda, sem mostrando qualquer dificuldade em manter a velocidade.

Pontos positivos:
  • Preço bastante competitivo
  • Silêncioso
  • Confortável
  • Económico
  • Aspecto interior e exterior
  • Fácil de conduzir
  • Divertido

Pontos negativos:
  • A gama de motores gasolina em Portugal não faz concorrência às outras marcas.
  • Espaço na traseira
  • Construção um pontos abaixo da média
  • Merece uma caixa de 6 velocidades para reduzir as rotações do motor em autoestrada.



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