O modelo aqui testado é um 320d com a linha Luxury (dos três disponíveis como opção: Luxury, Modern e Sport) que no exterior usa um pára-choques diferente e pouco mais, o equipamento de série também varia consoante a linha que escolher.
O interior que é onde passamos o tempo está bastante diferente para melhor em relação ao E90. Os bancos desportivos são confortáveis e suportam-nos bastante bem, com inúmeros ajustes tanto lombar como apoio longitudinal para as coxas.
Equipamento extras vai desde câmaras de estacionamento, a internet, assistente de estacionamento, aviso de alteração de trajectória, head-up display, enfim tudo o que o Série 5 tem está disponível, passou para o Série 3.
Partilham ambos a mesma plataforma, mas na traseira existe muito mais espaço, o banco do meio continua redundante devido ao túnel da transmissão, ideal para transportar 4 em conforto. O espaço para pernas é muito mais fundo assim como espaço para pessoas mais altas que 1,80m. A visibilidade traseira é boa.
A mala continua com boa profundidade, com boa capacidade, fácil de colocar e retirar objectos mais pesados.
Tal como um Série 3 deve de ser, continua com bastante aderência, mas com um aperto no pedal do acelerador mostra a típica sobre-viragem, tão controlável de um BMW, a estabilidade a altas velocidades é do melhor que se consegue nesta gama. Tudo isto independentemente de que motor estiver debaixo do capo.
A direcção também está bastante melhorada face à geração anterior, onde fazer manobras em cidade tornava-se cansativo depois de algum tempo ao volante, usando os diferentes modo para a suspensão altera também a forma como esta direcção (e a resposta do acelerador) esta é delicadamente leve a baixas velocidades e precisa, enquanto que em estrada aberta é directa e fácil de colocar o Série 3 onde o queremos.
Este 320d tem um motor diesel de 4 cilindros twinturbo com 2,0 litros capaz de produzir 184cv às 4000rpm e 380nm de binário entre as 1750 e 2750rpm, capaz de levar estes 1500kg dos 0-100km/h em 7,5 segundos e até a uma velocidade máxima de 235.
Este motor está ligado a uma caixa manual de 6 velocidades, que continua bastante resistente, mas precisa.
O preço para um 320d começa nos 43300€ e pode ir até 72000€ consoante os extras escolhidos.
Pontos positivos:
- Aspecto simples
- Confortável, estável, ergonómico, fácil de conduzir em transito
- Continua o melhor na classe em termos de condução, quer pelo chassis bem afinado, como suspensão e direcção leve, directa e precisa
- Caixa automática "encaixa" melhor no estilo deste novo Série 3 que a manual, seja em que situação for
Pontos negativos:
- A consola e tablier idênticos ao Série 1 pode afastar alguns compradores
- Caixa manual bastante resistente.
Sou um sortudo em possuir um amor destes na minha vida, BMW 320 D automático line luxuriy 184cv.
ResponderEliminarFoi um sonho de menino tornado realidade.