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sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

BMW 320d Luxury 2012 - Análise


O modelo aqui testado é um 320d com a linha Luxury (dos três disponíveis como opção: Luxury, Modern e Sport) que no exterior usa um pára-choques diferente e pouco mais, o equipamento de série também varia consoante a linha que escolher.



Eu acho que o aspecto do carro resulta muito, os faróis traseiros lembram o E46 e uma mistura de F10, na frente os faróis unidos à grelha frontal dão um toque de requinte.


O interior que é onde passamos o tempo está bastante diferente para melhor em relação ao E90. Os bancos desportivos são confortáveis e suportam-nos bastante bem, com inúmeros ajustes tanto lombar como apoio longitudinal para as coxas.



Equipamento extras vai desde câmaras de estacionamento, a internet, assistente de estacionamento, aviso de alteração de trajectória, head-up display, enfim tudo o que o Série 5 tem está disponível, passou para o Série 3.



A consola central está mais virado para o condutor usando os mesmo controlos que encontramos no Série 1, na realidade todo o interior é igual ao Série 1, o que pode não agradar a muitos, mas é na frente que as semelhanças acabam.


Partilham ambos a mesma plataforma, mas na traseira existe muito mais espaço, o banco do meio continua redundante devido ao túnel da transmissão, ideal para transportar 4 em conforto. O espaço para pernas é muito mais fundo assim como espaço para pessoas mais altas que 1,80m. A visibilidade traseira é boa.


A mala continua com boa profundidade, com boa capacidade, fácil de colocar e retirar objectos mais pesados.



Na condução está a "milhas" da condução menos boa do Série 1, não sabemos como, mas a BMW conseguiu sair com uma afinação de chassis muito melhor que a usada no Série 1, criando um Série 3 mais divertido que o irmão mais pequeno, tanto na reacção do chassis, suspensão, como do volante, a suspensão  adpatável M mesmo em modo Sport+ faz um excelente trabalho tanto em asfalto mais traiçoeiro, como em curvas abertas feitas a grandes velocidades, como em ganchos apertados, nunca perdendo a postura.
Tal como um Série 3 deve de ser, continua com bastante aderência, mas com um aperto no pedal do acelerador mostra a típica sobre-viragem, tão controlável de um BMW, a estabilidade a altas velocidades é do melhor que se consegue nesta gama. Tudo isto independentemente de que motor estiver debaixo do capo.


Mas esta afinação de chassis, suspensão e o uso de pneus Run Flat, não compromete em nada o conforto a bordo, se alguma coisa é mais confortável que o anterior 320d, mesmo usando o Sport+. A insonorização a bordo deste 320d é quase perfeita não fosse o motor diesel continuar a produzir um ligeiro ruído e os pneus 255 na traseira criarem algum ruído.


A direcção também está bastante melhorada face à geração anterior, onde fazer manobras em cidade tornava-se cansativo depois de algum tempo ao volante, usando os diferentes modo para a suspensão altera também a forma como esta direcção (e a resposta do acelerador) esta é delicadamente leve a baixas velocidades e precisa, enquanto que em estrada aberta é directa e fácil de colocar o Série 3 onde o queremos.

Este 320d tem um motor diesel de 4 cilindros twinturbo com 2,0 litros capaz de produzir 184cv às 4000rpm e 380nm de binário entre as 1750 e 2750rpm, capaz de levar estes 1500kg dos 0-100km/h em 7,5 segundos e até a uma velocidade máxima de 235.

Este motor está ligado a uma caixa manual de 6 velocidades, que continua bastante resistente, mas precisa.


Existe como opcional a automática de 8 velocidades, para quem queira a vida facilitada durante o trânsito. Na realidade os 1300€ pedidos pela caixa automática valem bem a pena. É bastante rápida a responder, tanto em transito, ou numa condução mais rápida, a caixa não nega qualquer redução ou aumento de mudança.



O preço para um 320d começa nos 43300€ e pode ir até 72000€ consoante os extras escolhidos.

Pontos positivos:
  • Aspecto simples
  • Confortável, estável, ergonómico, fácil de conduzir em transito
  • Continua o melhor na classe em termos de condução, quer pelo chassis bem afinado, como suspensão e direcção leve, directa e precisa
  • Caixa automática "encaixa" melhor no estilo deste novo Série 3 que a manual, seja em que situação for

Pontos negativos:
  • A consola e tablier idênticos ao Série 1 pode afastar alguns compradores
  • Caixa manual bastante resistente.

1 comentário:

  1. Sou um sortudo em possuir um amor destes na minha vida, BMW 320 D automático line luxuriy 184cv.
    Foi um sonho de menino tornado realidade.

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