Este é a segunda geração, designado na marca W218, enquanto que a primeira era o W219. A primeira geração, era um carro com enorme presença, e diferente para a altura, todos perguntavam-se se aquilo era realmente um Mercedes. E este novo modelo não lhe fica nada atrás nesse campo.
O exterior pode não ser tão "uau" como a primeira geração, parte porque o primeiro foi o primeiro e já estamos habituados ao conceito, segundo a imagem da marca mudou um pouco.
Na frente temos faróis totalmente em LED, o que faz a frente demasiado ocupada, mas mostra-se um produto mais caro do que é na realidade. A traseira continua espectacular como sempre foi. As portas sem moldura para as janelas, fazes a entrada e saída do CLS bastante fácil, mostrando elegância com o tejadilho baixo com 1416cm.
O interior é bastante elegante e especial, o tablier em volta do condutor permaneceu do anterior CLS, baseado no Classe E, está tudo no mesmo sitio, bastante ergonómico e confortável com os inúmeros ajustes dos bancos com massagens, aquecidos e ventilados e coluna de direcção, adequa-se a qualquer condutor.
O espaço atrás para a cabeça devido à inclinação e altura do tejadilho, sobre mais do que no Classe E, mas compensa no espaço para ombros, é um 4 lugares exclusivamente.
A direcção é bastante leve e rápida em manobras a velocidade reduzida só é preciso duas voltas completas para rodar completamente, mas esta direcção é bastante inteligente, em velocidades superiores a 30km/h fica mais pesada e directa sendo necessário virar pouco o volante para posicionar bem o CLS, bastante estável a velocidades de autoestrada, também.
Este CLS 350 CDi usa um V6 a diesel de 3,0 litros com 265cv e 620nm de binário entre logo às 1600rpm é bastante suave e silencioso, e em conjunto com a espectacular caixa automática 7G Tronic Plus sendo possível conduzir este CLS de duas formas, ou extremamente rápido, vai dos 0-100km/h em 6,2 e tem uma velocidade limitada electronicamente aos 250km/h, ou encostar-nos nos bancos ultra confortáveis, ligar a massagem e aproveitar a paisagem.
Graças à suspensão Airmatic o conforto a bordo é como andar numa nuvem quando ligado em modo Confort, mas mesmo em modo Sport, a suspensão a ar consegue eliminar bastante bem os buracos da estrada, sem nunca prejudicar o conforto a bordo, ou deixar o CLS inclinar-se nas curvas mais apertadas. Sendo baseado no Classe E, este CLS é mais neutro nas curvas, mas o seu peso de quase 1900kg não ajuda e sofre de sub-viragem nas entradas mais agressivas.
Mas são pequenas coisas, honestamente. O CLS é um carro excelente para o que é, é um carro para quem quer o conforto do Classe E, mas quer viajar num carro mais elegante e com mais presença.
Pontos positivos:
- Presença na estrada
- Confortável
- Estável a grandes velocidades
- Interior é bastante elegante e dramático
Pontos negativos:
- Gama começa nos 70000€ para o 250 CDI
- Não é tão bonito como a anterior geração
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